quinta-feira, 23 de maio de 2013

Cenas, Jogo, Tops, e Bottoms: Um pouco de Vocabulário


Atividades de BDSM entre parceiros consensuais as vezes são chamadas de cenas, sessões, ou jogos. Instrumentos que podem ser quaisquer artigos domésticos comuns como colheres de cozinha, corda, gravatas, ou especialmente artigos comprados como algemas, floggers (um tipo de chicote multi-seguimentos), ou mobília comum com parafusos para ajudar a fixar ou prender, e são chamados de brinquedos.


O fato de nós usamos o termo como " jogo " e " brinquedos " não significa que BDSM é para crianças ou que nós pensamos que estamos fazendo um tipo de atividade leve ou que falta seriedade. Algumas práticas de BDSM são de fato leves e brincalhonas; mas outras atividades de BDSM são sérias e arriscadas. Estas termos vieram a ser usados somente para se ter uma maneira mais fácil de falar sobre BDSM.


Atividades de BDSM são entre dois (e às vezes mais) parceiros. A pessoa principal ou que toma a iniciativa das atividades de BDSM é chamado de top (eu estou usando o termo em inglês, por quê topo fica horrível). A pessoa que segue o top ou é conduzida é chamado o bottom. Estes termos originaram-se da posição sexual onde o macho está literalmente em cima de sua parceira. Porém, no contexto de BDSM eles são bastante gerais e não têm nenhuma conotação sobre quem está posicionado aonde (Veja as definições de dom e sub mais em baixo). 


Embora algumas pessoas sejam 100% top e outras 100% bottom, a maioria de pessoas trocam (switch) de papéis, pelo menos ocasionalmente. Quer dizer que muitas pessoas são às vezes o bottom e às vezes o top. Isto pode ser organizado de várias maneiras diferentes. Às vezes os parceiros trocam entre si. Outras vezes, alguém poderá ser somente top com um parceiro e somente bottom com outro parceiro. Um modo freqüente de explorar BDSM é um top começar como bottom, ou apreciar as artes através um mentor - um top experiente que pode lhe ensinar sobre segurança pessoal, idéias, estilos e técnicas. 



Para algumas pessoas, BDSM é uma atividade muito sexual. Para outros não está associado a sexo ou estimulação sexual de qualquer maneira ou forma. Para outras pessoas, BDSM é praticado em tempo integral (fulltime, também chamado estilo de vida (lifestyle) 24/7). Para outros, limita-se a praticar somente no quarto. Para outros ainda é uma atividade para alguns meses. BDSM é quase freqüentemente uma experiência muito pessoal, algo a ser trabalhado entre os parceiros, algo que cresce e muda com os indivíduos e em suas relações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário