quinta-feira, 23 de maio de 2013

Quatro Tópicos Especiais em DS


DS envolvem regras padronizadas?


Pessoas estão fazendo BDSM apenas agindo fora das regras ?



As regras de DS são padronizadas. Eles são normalmente elaboradas entre os parceiros durante negociações antes de jogar. A um submisso não pode ser exigido ajoelhar-se ao pé do dominante a menos que os parceiros concordassem que ajoelhar é uma atividade aceitável no jogo. Também não pode ser exigido a um submisso submeter-se a dominantes diferentes do próprio parceiro. Tops e doms não fazem sempre o uso de roupas couro e botas ou manejam chicotes e correntes; nem os submissos sempre usam coleiras. 



É o caso, porém, que com a proliferação de DS na rede, muitos canais de conversa evoluíram os seus próprias comportamentos, comportamentos que divergem bastante da prática de DS na real vida (significando cara-a-cara). Em particular, é comum em IRCs e no ZAZ (aqui no Brasil por exemplo) e muitos canais de BBSs esperam que os submissos usem somente letras minúsculas nos seus nicknames e se dirijam a todos os top/dominantes como Senhor ou Senhora. Estas práticas não são encontradas fora a rede em grupos de BDSM que se conhecem pessoalmente. 



De fato, pessoalmente o costume é justamente o oposto! Nenhum submisso ou o escravo é tratado como tal por qualquer um que não foi negociado permissão explicitamente para fazer assim. Dar uma ordem ou esperar qualquer coisa diferente da cortesia comum de um submisso é violar respeito de humano básico. Este costume de tratar todos os não-parceiros igualmente, se eles são dom ou sub, top ou bottom, há muito tempo deu lugar a uma réplica famosa, que deveria ser usado por qualquer submisso sempre que achar foi ordenado para fazer algo por alguém que não é seu parceiro: " Eu posso ser um escravo, mas eu não sou seu escravo "! 



Outro exemplo desta customização é encontrado na forma que dominantes e submissos se chamam. Não há nenhuma regra padronizada de como apontar quando alguém é um escravo ao invés de um submisso, ou um mistress, mestre, ou papai, ao invés de um dono ou top ou dominante. Nem há qualquer regra padrão sobre como chamar o dominante "Senhor " ou "Madame" ou só pelo nome determinado de top.



O que é Jogo de Gorean? 



Um tipo exótico de jogo como DS - altamente padronizado, baseado em uma série de romances de ficção científica sobre um lugar imaginário chamado Gor no qual todas as fêmeas são extremamente diferentes de os machos. O que diferencia o jogo Gorean de DS é que DS não envolve qualquer regra padronizada que se aplicam a todos submissos ou a qualquer categoria de pessoas. As regras de DS são trabalhadas tipicamente entre os parceiros individuais em de uma maneira altamente customizada.



O palavra "papel" tem muitos usos em BDSM e requer um pouco esclarecimento. Pessoas às vezes se descrevem no papel de dom ou o papel de um submisso quando jogam. Esta descrição pode ser muito enganosa para os novatos porque sugere que BDSM é sempre um jogo, ação, um estilo de comportamento, que desaparece quando a pessoa volta para "vida real", digamos, para o trabalho ou interagindo com a familia ou amigos baunilha.



Similarmente, uma dominadora não está tipicamente fingindo ser uma dominadora, entretanto ele ou ela podem, adotar comportamentos externos particulares ou modos de se vestir.

Além do mais, até mesmo em pares de parceiros onde a pessoa pode estar no " papel " de dominante ou submisso para agradar o outro parceiro, não é tipicamente estar jogando o tempo todo. Normalmente os parceiros saem um pouco de real prazer e alegria de jogar entre si. É impróprio para um estranho sugerir que o que eles experimentam é qualquer coisa menos "real" que o que outra pessoa pode experimentar. 


Isto geralmente não significa eles estão fingindo o que eles estão fazendo. BDSM -- e em particular, se a pessoa é dom ou sub, top ou bottom -- e um sentimento muito real para os participantes. 

O que é Troca Total de Poder (TPE)?


Troca Total de Poder (ou TPE) é um termo que às vezes é usado para descrever uma certa classe de relações de DS 24/7 (de tempo integral) em que o submisso se rende ao dominante com uma faixa muito grande de direitos para controlar a existência diária submissa. A escolha da palavra " total " é bem infeliz, desde que obviamente não é humanamente possível para um dominante controlar toda piscada ou pensamento que um submisso poderia fazer ou poderia ter cada momento do dia. Porém, o idealismo do dom ter o direito de controlar completamente e tomar todas as decisões do submisso é muito atraente para algumas pessoas. 



Nem todas as relações de D/S 24/7 envolvem troca de total de poder. Nem TPE quer dizer que não há nenhuma negociação ou comunicação na relação (veja Parte 2 para mais detalhes sobre comunicação e negociação em BDSM). TPE é um conceito que dá lugar para muita controvérsia e debates veementes. Se você ama TPE e essa é a forma que você desfruta da sua relação, ótimo! Se você é cético se existe ou não como ter uma relação desse modo, também ótimo! Não há nenhum ganho se você penalizar o modo que outra pessoa joga, desde que no geral isto não o constranja de jogar do modo você quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário